Outras Notícias

PREPARE SUAS PERNAS PARA O VERÂO

Isto É Gente - 27.12.2004
FLEBOLOGIA ESTÉTICA: o que é isto?

Revista Vitti - Agosto de 2009
Espuma seca varizes

Revista CRIATIVA - Agosto 2007
VARIZES NO MAPA

REVISTA I - IGUATEMI - NÚMERO 22
Sem rasuras nas pernocas

REVISTA PENSE LEVE - Novembro de 2008
VEIAS PREGUIÇOSAS

REVISTA SAÚDE - Fevereiro de 2009
Tratar varizes está mais fácil

REVISTA VIVA SAÚDE
Secagem de vasos.

REVISTA CORPO A CORPO - Ano XXIII N° 253
Afinal, o que é FLEBOLOGIA ESTÉTICA ?

REVISTA DOLCE- Ano11- N° 82
Pernas Bonitas

REVISTA DA GESTANTE - Ano 1- N° 5
Pernas de fora

REVISTA MANEQUIM - Março 2007
Da Capital para o Vale

REVISTA VITTI 1 - Agosto 2009

O que São Varizes

Como é a circulação normal das pernas?

No nosso organismo, a circulação sanguínea é feita através das artérias e das veias. O coração é responsável por bombear a circulação arterial, que é distribuída pelo organismo pelas artérias que levam o oxigênio e os nutrientes para todo o corpo. Depois de "utilizado", este sangue deverá retornar ao pulmão e ao coração pra ser novamente "enriquecido". Este caminho de volta, ou seja, contra a ação da gravidade, é feito através das veias.

O que são varizes ?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que não desempenham a sua função, que é de levar o sangue de volta para o coração e pulmão para ser novamente oxigenado. As veias sofrem a ação da gravidade, e quando estão insuficientes (varizes), causam sintomas indesejados, principalmente peso e cansaço nas pernas.

Toda veia visível é uma variz ?

Não. Muitas veias visíveis são funcionantes. Porém, muitas vezes veias normais, mas esteticamente indesejáveis, podem ser tratadas.

O que é Trombose Venosa Profunda (TVP) ?

A TVP consiste na formação de coágulos de sangue dentro da circulação profunda das pernas. A circulação profunda é a mais importante, pois é responsável por cerca de 85 a 90% da circulação do sangue venoso, enquanto que a circulação superficial (onde estão as safenas e que se formam as varizes) é responsável só por 10 a 15% da drenagem de sangue venoso.

São estes coágulos (ou trombos) que podem se "soltar" das pernas e migrar ao pulmão, causando a "Embolia Pulmonar", que pode ser fatal.